sábado, 26 de novembro de 2011

Relatório de Execução do Projeto






Realizei meu projeto sobre festa junina, no dia 14 de novembro na Escola Instituto São José, com a turma de 9º ano, onde a mesma conta com 36 alunos.
Para executar meu projeto, precisei de duas aulas, tendo em vista que uma hora seria muito pouco tempo para realizar as atividades propostas, primeiramente dias antes, passei para conversar a turma, sobre o projeto e pedi para que os mesmos realizassem uma pesquisa sobre a origem da festa junina, como e quando acontecem, onde são mais comemoradas em nossa comunidade bem como quem mais participa, e tudo que compõe esta manifestação cultural, desde a música, dança, ornamentação como artes visuais, comidas, fogueira, etc.
No primeiro dia, trabalhamos o conhecimento dos alunos sobre a festa junina, e como a mesma vem sendo comemorada dentro do nosso município em nossa comunidade, distribui um texto sobre a origem das festas juninas, para reforçar os conhecimentos dos mesmos.
Na aula seguinte, foi ministrado somente a confecção das bandeirinhas para a ornamentação, levei todo material, como: tesoura, cola, barbante e papel seda. Formei grupos, para assim distribuir as tarefas e tudo sair conforme foi planejado.
Quanto a questão da quadrilha, fizemos somente uma pequena brincadeira na sala aula, onde envolveu toda turma, pois a direção da escola, está fechando o bimestre, dia 27/11, com um grande evento cultural e as turmas estão todas envolvidas com as danças e assim podia atrapalhar o andamento da organização escolar.
Ressalto ainda que, todo material confeccionado será utilizado no evento cultural da escola que acontecerá na data acima citado.
Pude observar que, a confecção das bandeirinhas, como artes visuais, é uma atividade que desperta o interesse dos alunos, pois além de tratar de ornamentação, que é um dos pontos mais atrativos deste evento, é um tema que está voltado para nossa cultura popular e a festa junina não deixa de ser um evento que apesar de ser comemorado somente nomes de junho é tão esperado e prestigiado por todos.
Os alunos demonstraram muito interesse ao realizar as atividades, tendo em vista que se trata de um tema que aborda a cultura popular, o que os motivou mais ainda, a conhecer toda história dessa manifestação que envolve toda comunidade escolar, bem como, a preparação para este evento através da confecção do material da ornamentação.
Enfim, através do empenho dos alunos, pude observar que este projeto foi muito produtivo para o aprendizado dos mesmos.

Nenhum comentário: