domingo, 6 de novembro de 2011

Tema: Cultura popular: Festa Junina

A diversidade cultural brasileira está expressa nas manifestações populares que acontecem desde a língua, o teatro, música, dança culinária, manifestações religiosas, literatura, mitos, lendas etc., o povo brasileiro, é cultivador dessa cultura, e passam esses valores de geração a geração, mesmo que com algumas mudanças. A cultura popular brasileira é hoje uma identidade nacional, pois marca o modo de viver de um povo cultivador de seus princípios morais, étnicos e sociais.
Dentro da cultura popular brasileira, encontramos uma manifestação popular “Festa Junina”, muito praticada pelo povo, e no nordeste é bastante festejada no mês de junho, com danças, comidas típicas, músicas, brincadeiras, fogueiras, simpatias, queimas de fogos, etc. O que segundo as explicações, essas comemorações seriam ao São João, por isso se chama “Junina”, através desta festa faziam os agradecimentos as chuvas que caiam durante o mês de junho, para ajudar nas colheitas dos produtos agrícolas que eram plantados.

Motivação: Por se tratar de uma manifestação cultural, bastante praticada principalmente pela comunidade escolar, pude observar que há uma necessidade de trabalhar sua origem, tendo em vista que, é uma manifestação cultural que chegou à nossa região trazida pelos nordestinos, que migraram para região norte, trazendo consigo seus costumes e tradições, que foram adotadas e praticadas pelo povo que aqui habitavam.
Passando por algumas modificações, a festa junina é hoje uma festa em que esbanja muita alegria, e atrai a atenção tanto do público infantil quanto do adulto, através das brincadeiras, simpatias para arranjar casamento, comidas, danças, decoração, e a grande atração desta festa que é a “Quadrilha”.

Objetivo:
• Conhecer a origem da festa junina,
• Resgatar a tradição da festa junina
• Compreender a história das festas juninas bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
• Conhecer a culinária típica das festas juninas.


Público alvo: Crianças, adolescentes e adultos.

Metodologia:
• Fazer indagações buscando o conhecimento que cada um tem sobre festa junina.
• Explicar aos mesmos a importância de conhecer a origem da festa junina e como a mesma é praticada dentro da comunidade.
• Confeccionar, bandeirinhas para a ornamentação da festa;
• Como resultado final uma apresentação da “quadrilha”, principal dança da festa junina, para as turmas onde foi desenvolvido o projeto.

Instrumentos: Variedades de música de forró, aparelho de som, CD e o próprio aluno para realizar a dança da quadrilha.


Referências:


Pequena viagem pelo Mundo da arte/ Hildegard Feist; (capa e ilustrações Rogério Borges).- São Paulo: Moderna, 1996. – (Coleção desafios)

www.suapesquisa.com

www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/

www.brasilescola.com

www.suapesquisa.com/historia_festa_junina.htm

Nenhum comentário: