quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Resenha do Filme “O Quarto Poder”


O filme “O quarto poder”, conta a história de um reporte, Max Brackett, que não está bem sucedido em sua carreira, e ao fazer uma reportagem no Museu, se depara com o ex-vigia, Sam Baily, que perdeu seu emprego e resolveu pedi-lo de volta para a proprietária do Museu, para fazer tal pedido, e por sentir-se bastante furioso, foi armado com uma espingarda e uma bolsa com dinamites, e acontece uma fatalidade, pois ele atira em seu ex-colega de trabalho acidentalmente, que por coincidência era negro, o que levou as pessoas a encará-lo com racista.
Todos que estavam visitando o museu, inclusive as crianças, tornaram-se refém de Sam, que aparentava muito indignado por ter perdido o emprego e o queria de volta a qualquer custo. Sam era um pai de família, se preocupava bastante com o futuro de seus filhos, por isso, estava ali pra pedir seu emprego de volta, e queria pelo menos que a proprietária do museu lhe desse pelo menos cinco minutos de atenção, para poder explicar a importância de ter seu emprego de volta.
O repórter, Max Brackett, que estava escondido no banheiro percebe todo movimento e conclui que, pode tirar proveito da situação, fazendo uma reportagem da cena em que presencia, para elevar sua carreira profissional, ou seja, ganhar fama, credibilidade e principalmente um bom aumento de salário.
O filme tem a capacidade de mostrar a falte de ética, valores morais e de princípio do homem. Podemos fazer esta percepção, quando o jornalista Sam, se mostra bastante antiético ao distorcer os fatos ao divulgar a notícia, sendo que sua função seria apenas de informar.
Através deste filme podemos perceber o quanto os meios de comunicação têm o poder de manipular a mente das pessoas, através da informação seja ela verdadeira ou não, cada ser humano formará sua opinião de acordo com o que foi ouvido através do jornalismo. A mídia tem um grande poder sobre a mente das pessoas, até o ponto de controlar a mente e o comportamento da população, principalmente por não terem suas opiniões formadas para distinguirem o que é mentira e o que é verdade.
E no filme observamos claramente como tudo isso funciona, um exemplo é que através das noticias e imagens já publicadas, a população estava acreditando que o mesmo era racista, por ter atirado em um negro, e para reverter este esta opinião da população, o jornalista pediu ao seqüestrador que libertasse uma criança negra, com isso as pessoas com certeza mudariam suas opiniões a respeito do racismo.
Brackett, como um jornalista experiente, e também arruinado em sua carreira, sabia exatamente que poderia, através daquela matéria que estava fazendo a cobertura, tirar bastante proveito para sua carreira profissional, mas sempre agia com ética, apesar de ter seu ponto de vista voltado também para sua própria carreira. Max teve um extrapolado índice de audiência, e como conseqüência ganhou a opinião pública a favor de Sam, toda população via em Sam um homem generoso e que em momento algum poderia causar algum tipo de danos às pessoas que se tornaram seus reféns, inclusive crianças. Infelizmente, um outro repórter, que por sinal era rival de Brackett, distorceu totalmente os fatos.
“O quarto poder”, mostra claramente o quanto a mídia manipula a mente das pessoas, Max exibia imagens positivas de Sam e o público estava do lado dele, a partir do momento que a emissora rival passou a mostrar imagens que denegriam Sam, o público passou a vê-lo de forma oposta ao que viam antes, se voltando contra ele.
Diante do acontecido no filme, podemos concluir que, no jornalismo, nada é feito sem que haja interesse por trás, todos agem em benefício de si próprios, visando principalmente interesses pessoais. Mas, não podemos deixar de citar que a mídia pode influenciar de maneira negativa e positiva, esses dois lados estarão sempre juntos, lembrando que, de forma “positiva”, será sempre a menor porcentagem.

www.artvistk.blogspot.com/


Dulceida Sampaio
Pólo de Tarauacá acre

Nenhum comentário: