quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Resenha do filme O Show de truman



É um filme bastante interessante, pois conta a história de um homem (Truman Burbank), que é um vendedor de seguros, que desde o nascimente vive vigiado por câmeras de televisão diariamente. O mesmo não sabe que é a estrela de reality show, que leva alegria para milhões de telespectadores em todo o mundo, mas que ao mesmo tempo é vítima de um sistema dominador, cheio de interesses pessoais. O filme aborda nitidamente duas realidades bem distintas, o mundo que Truman vive e conhece e o lado dos telespectadores.
Tudo na vida de Truman é uma farsa, é uma mentira que lhe acompanha por décadas ao longo de sua vida. Todos ao seu redor na realidade eram atores.
O filme nos mostra o quanto à sociedade se volta para mídia e mais nada, observamos que Truman e telespectadores vivem em mundos totalmente distintos, podemos observar nas senas que mostram as pessoas assistindo constantemente o filme e não se importam com Truman aprisionado sem viver sua própria vida, e o que é pior, não terem nem noção que tudo que está vivendo é uma mentira, que não vive em um mundo real, e o telespectador não faz essa percepção, pois têm suas mentes voltadas para àquilo a ser consumido.
Truman, apesar de ter uma vida controlada por câmeras, ainda conheceu uma moça por quem se apaixonou, a mesma tentou alerta-lo sobre as condições de vida que o mesmo vivia e por ela foi expulsa de perto dele. Viver distante dela despertou nele o desejo de reencontrá-la, e de sair pelo mundo afora e conhecer outros lugares. Esse sentimento de Truman mostra que o individuo apesar de ter uma vida privada ainda sim tem a capacidade de pensar e ir além do mundo em que conhece, e principalmente que sente a necessidade conhecer e buscar coisas novas.
O Filme também nos revela o grande poder de manipulação que a mídia exerce sobre a vida das pessoas, mostra o quando ela pode seduzir e iludir as pessoas, além de vender produtos, e podemos observar tudo isso através do diretor do programa, o mesmo tem em mãos, inúmeros meios para controlar a vida de Truman, dos outros participantes, inclusive a dos telespectadores.
Uma outra questão que o filme aborda é a veracidade e a ética dos reality shows, ou seja, programa que mostram a vida real, sem roteiro, mostra realmente como as pessoas são e se comportam um dos exemplos no Brasil desses programas, temos “A Fazenda”, e o “BBB”. São programas que mostram a realidade das pessoas sem roteiro e ainda fazem o comercial para venda de produtos.



Dulceida Sampaio
Pólo de Tarauacá acre.

Nenhum comentário: